voltar
EDIÇÃO
JUL-2015
84
   
  101 anos do Comando da Força de Submarinos 
  Para comemorar a tão importante marca, a edição 84 do Linkultural trás à superfície fatos interessantes sobre o surgimento da frota de submersíveis da Marinha do Brasil.
  Você pode seguir nossas sugestões de pesquisa listadas abaixo ou fazer sua própria navegação diretamente pelo(s) acervo(s) aqui ao lado. Nesse caso basta clicar nas logos.
  Em 25 de fevereiro de 1912, diante do incomparável desastre que sofreu a nossa Marinha com as agitações de 1910, foi dirigida ao então Ministro, o Almirante Marques de Leão, a urgente necessidade de adquirir novos elementos para garantir a defesa do pais.
 
 
   
  Em dezembro de 1913 arvora o F.1, primeiro dos 3 submersíveis encomendados à casa Fiat San Giorgio, de Spezia.
 
 
   
  Em 13 de julho de 1914 chega ao Porto do Rio de Janeiro, o F.3, outro dos submersíveis Laurenti mandados construir na Itália. Veja algumas características das três embarcações (F.1, F.2 e F.3)
 
 
   
  Em agosto de 1914, Felinto Perry, primeiro comandante da Flotilha de Submersíveis, é incumbido de criar a escola de submersíveis e hydro-aeroplanos.
 
 
   
  Veja interessante relato de quem acompanhou experiências realizadas no F.1.
 
 
   
  Acesso FULL permite realizar pesquisas no acervo com todos os recursos da tecnologia. Neste caso, se necessário, será requerido a atualização do seu navegador.
 
ACERVOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DESTA EDIÇÃO
 
Hemeroteca Digital