voltar
EDIÇÃO
DEZ-2012
75
   
  Projeto: Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional 
  Quase 200 anos do Brasil e do mundo em notícias e fatos relatados em milhares de periódicos dos quatro cantos do nosso país. Definitivamente um marco para nossa história, cultura e jornalismo, que, a partir de agora, torna-se, também, uma referência internacional de acervo livre, seja pelas suas proporções, caminhando para 7 milhões de páginas tablóides, seja pela facilidade de acesso (internet) e simplicidade no uso da tecnologia de pesquisa. Selecionamos algumas matérias sobre assuntos conhecidos e períodos bem variados, veja como foram descritos em sua época. Não se esqueça de fazer as suas próprias pesquisas por cidades, sobrenomes, pessoas ilustres, ocasiões, etc.
  Você pode seguir nossas sugestões de pesquisa listadas abaixo ou fazer sua própria navegação diretamente pelo(s) acervo(s) aqui ao lado. Nesse caso basta clicar nas logos.
  O BRADO DA INDEPENDÊNCIA: Já estava tudo planejado um mês antes?
 
 
   
  A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA: Como foi o dia seguinte?
 
 
   
  A INVENÇÃO DO HELICÓPTERO: A genialidade de Santos Dumont precedia o 14 bis.
 
 
   
  O HOMEM NA LUA: Façanha mereceu até edição extra do Jornal do Brasil.
 
 
   
  A CRISE DA BOLSA DE NOVA IORQUE: Que semelhanças vemos com a versão recente?
 
 
   
  Acesso FULL permite realizar pesquisas no acervo com todos os recursos da tecnologia. Neste caso, se necessário, será requerido a atualização do seu navegador.
 
ACERVOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DESTA EDIÇÃO
 
Hemeroteca Digital