voltar
EDIÇÃO
MAI-2012
72
   
  O Desenvolvimento de Hidrelétricas no Brasil 
  A polêmica que envolve a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte não é recente. Os estudos para o aproveitamento hidrelétrico da Bacia do Rio Xingu começaram no ano 1975. O primeiro nome proposto à usina foi Usina Hidrelétrica de Kararaô e em 1980 deu-se início aos estudos de viabilidade técnica da mesma. Ao longo do tempo o projeto inicial sofreu reduções objetivando preservar algumas áreas da inundação, atendendo assim as reivindicações de ambientalistas e investidores. O aumento da demanda do fornecimento de energia elétrica é inerente ao desenvolvimento do país e, por isso, a construção de usinas para o abastecimento energético faz-se necessária. Consulte os links abaixo e observe o desenvolvimento do setor de energia elétrica no Brasil.
  Você pode seguir nossas sugestões de pesquisa listadas abaixo ou fazer sua própria navegação diretamente pelo(s) acervo(s) aqui ao lado. Nesse caso basta clicar nas logos.
  As principais fontes de geração de energia elétrica no mundo.
 
 
   
  Não há mesmo motivo para temermos a escassez de energia?
 
 
   
  Petrobras perde US$1,5 bilhões em contrato com termelétricas.
 
 
   
  Urubupungá, Sete Quedas, Parnaíba e Tocantins – Usinas para a Década dos 60.
 
 
   
  Furnas – Obra-Chave do Aproveitamento do Rio Grande (MG-SP).
 
 
   
  Acesso FULL permite realizar pesquisas no acervo com todos os recursos da tecnologia. Neste caso, se necessário, será requerido a atualização do seu navegador.
 
ACERVOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DESTA EDIÇÃO
 
Revista Conjuntura Econômica