voltar
EDIÇÃO
MAR - 2012
69
   
  Terremotos: Grandes Desastres Atingem o Planeta 
  No dia 11 de março do ano de 2011 a costa nordeste do Japão foi atingida por um tremor de 8,9 graus. O terremoto considerado o 7º mais forte do mundo, gerou um tsunami com ondas de até 10 metros que deixaram um terrível rastro de mortes, destruição e prejuízos financeiros gigantescos, que nesse mês completam um ano. A tragédia abriu novamente o debate sobre a influência do homem frente ao aquecimento global, as mudanças climáticas e eventos da natureza que vivemos nos últimos anos. Este Linkultural apresenta alguns acervos históricos que detalham a fúria da natureza desde 1556.
  Você pode seguir nossas sugestões de pesquisa listadas abaixo ou fazer sua própria navegação diretamente pelo(s) acervo(s) aqui ao lado. Nesse caso basta clicar nas logos.
  O maior número de mortos em terremotos aconteceu na China em 23 de janeiro de 1556 vitimando 830 mil pessoas. Brasil tem raio de atuação maior, e de 90 a 120 eventos sísmicos por ano.
 
 
   
  Terremoto seguido de maremoto destrói a capital Lisboa (Portugal), em 01 de novembro de 1755.
 
 
   
  Por 10 dias seguidos, Terremotos afligem Caracas (Venezuela) em 25 de março de 1812.
 
 
   
  Terremotos atingem todo o globo no ano de 1976.
 
 
   
  Aumento recorde de indenizações sobre Catástrofes da Natureza no ano de 1990, é apontado em dados precisos.
 
 
   
  Acesso FULL permite realizar pesquisas no acervo com todos os recursos da tecnologia. Neste caso, se necessário, será requerido a atualização do seu navegador.
 
ACERVOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DESTA EDIÇÃO
 
Hemeroteca Digital