voltar
EDIÇÃO
ABR - 2010
61
   
  Bibliotecários: desafios que se repetem  |  Vastidão de informações...
  Os atuais desafios que os bibliotecários enfrentam diariamente como: a vastidão de publicações, orçamento apertado e controlado por desconhecedores das necessidades de uma biblioteca, falta de pessoal para as tarefas rotineiras, local inapropriado para o acervo, etc. são problemas enfrentados pelo menos desde 1853. Um dos primeiros bibliotecários da Imperial Biblioteca Pública, que esteve à frente da instituição de 1853 a 1870, já reclamava abertamente dos problemas acima conforme mostramos nos links de seu estudo biográfico.
  Você pode seguir nossas sugestões de pesquisa listadas abaixo ou fazer sua própria navegação diretamente pelo(s) acervo(s) aqui ao lado. Nesse caso basta clicar nas logos.
  Vastidão de publicações - Nos nossos dias, em que a vastidão dos conhecimentos humanos se-dilata de um modo assombroso.
 
 
   
  Baixo orçamento - De uma vez extranhou-lhe o marquez de Olinda a despeza de 10$000 rs. feita com tilburys.
 
 
   
  Orçamento controlado por quem não conhece - Esta mania centralizadora de nossos govêrnos... intervenção immediata em assumptos que não conhecem.
 
 
   
  Falta de pesoal - Os poucos habeis e talvez competentes... nada se demoravam na Bibliotheca, ou viviam no gôzo de quasi constantes licenças.
 
 
   
  Do início - Diz Diodoro de Sicilia que a bibliotheca de Memphis... tinha no alto da porta ésta inscripção: Remedios d’alma. Si alguma vez teve este profundo pensamento applicação adequada e feliz, nunca foi mais verdadeira.
 
 
   
  Acesso FULL permite realizar pesquisas no acervo com todos os recursos da tecnologia. Neste caso, se necessário, será requerido a atualização do seu navegador.
 
ACERVOS UTILIZADOS NAS PESQUISAS DESTA EDIÇÃO
 
Hemeroteca Digital
 
Informação em arte